Unidade da Coluna Vertebral

Saiba tudo sobre

Estenose / canal estreito lombar

Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto, Médico Ortopedista e Especialista em Coluna Vertebral. Escolha o melhor para a sua coluna.

O que é o canal estreito ou estenose do canal vertebral?

Canal Estreito é um estreitamento do diâmetro do canal vertebral o que pode provocar compressão da medula ou do conjunto de raízes nervosas que emergem da coluna. O canal Estreito lombar ocorre mais frequentemente na região lombar.

Algumas pessoas com canal estreito podem não apresentar sintomas. Outras podem sentir dor, formigueiros, dormência e fraqueza muscular. Os sintomas podem agravar-se com o tempo.

O Canal Estreito é frequentemente causado por alterações de desgaste da coluna relacionadas com a osteoartrite. Em casos graves de estenose espinal, os médicos podem recomendar a cirurgia para criar espaço adicional para a medula espinal ou nervos.

Quais os Tipos de canal Estreito?

Os tipos de canal estreito são classificados de acordo com o local da coluna vertebral em que a condição ocorre. No Canal Estreito Cervical o estreitamento ocorre na região cervical (pescoço) e no Canal Estreito Lombar (o mais frequente) o estreitamento ocorre na zona lombar sendo esta a forma mais comum de canal estreito. O canal estreito dorsal é menos frequente e ocorre quando a compressão se origina na região intermédia da coluna.

Quais os Sintomas do canal Estreito?

O diagnóstico de um canal estreito pode ocorrer como um achado acidental desta patologia numa ressonância magnética ou TAC e alguns doentes com estas patologia podem não ter sintomas. Quando os sintomas ocorrem, muitas vezes começam gradualmente e agravam-se com o tempo.

Os sintomas variam dependendo da localização do canal estreito e quais dos nervos afetados.

No Canal Estreito Cervical os sintomas mais frequentes são:

  • Dormência ou formigueiro nos membros superiores ou inferiores (braços, mãos, pernas e pés)
  • Perda de força nos membros superiores e inferiores
  • Dificuldade em andar andar e alterações do equilíbrio
  • Dor no pescoço
  • Em casos graves, alterações da função intestinal ou da bexiga (urgência urinária e incontinência)

No Canal Estreito Lombar os sintomas mais frequentes são:

  • Dor e sensação de peso nas costas e nádegas
  • Cansaço fácil e com caminhadas curtas, obrigando a parar frequentemente
  • Adormecimento ou formigueiros nos membros inferiores (pernas e pés)
  • Falta de força nos membros inferiores (pernas e pés)
  • Postura do tronco inclinada para a frente
  • Dificuldade em levantar-se a partir da posição de sentado, assumindo uma postura com a coluna curvada para a frente (cifose)

Quer marcar a sua Consulta Presencial?

Escolha o melhor para a sua coluna: contacte a Unidade da Coluna Vertebral e receba aconselhamento com o Prof. Dr. Ricardo Rodrigues-Pinto.

Quais as principais Causas do Canal Lombar Estreito?

O Canal estreito surge quando ocorre a ocupação do canal vertebral por estruturas que não o deviam ocupar, tais como osso, ligamento amarelo, disco intervertebral, etc. Estas alterações surgem habitualmente por alterações degenerativas. O crescimento ósseo é frequentemente denominado como “bicos de papagaio”. A doença de Paget, uma doença óssea que normalmente afeta adultos, também pode provocar crescimento ósseo excessivo na coluna.

Hérnia discal: Os discos intervertebrais, que são almofadas macias que atuam como amortecedores entre as vértebras tendem a ficar desidratados com a idade. As fissuras no exterior de um disco podem permitir que parte do material interior macio escape e pressione a medula espinal ou as raízes nervosas, provocando estenose (aperto) dos nervos.

Ligamentos hipertrofiados (espessados): com o envelhecimento e o desgaste natural da coluna, os ligamentos que estabilizam as vértebras podem engrossar e perder elasticidade. Este espessamento, especialmente do ligamento amarelo, pode ocupar espaço dentro do canal vertebral e contribuir para a compressão dos nervos. 

Deformidades da coluna: deformidades, tais como espondilolisteses ou escolioses, levam a uma alteração na normal morfologia do canal vertebral, o que propicia a estenose do seu conteúdo.

Tumores: O crescimento tumoral anormal pode formar-se no interior da medula espinal, dentro das membranas que cobrem a medula espinal ou no espaço entre a medula espinal e as vértebras.

Traumatismos da coluna vertebral: Os acidentes de automóvel e outros traumas podem causar desalinhamentos ou fraturas de uma ou mais vértebras. O osso desalinhado de uma fratura da coluna vertebral pode danificar o conteúdo do canal vertebral.

Quais os fatores de risco para o canal estreito?

A maioria das pessoas com canal estreito tem mais de 50 anos de idade. Embora alterações degenerativas possam causar o canal estreito em pessoas mais jovens, outras causas devem ser consideradas. Estas incluem trauma, deformidade congénita da coluna, como a escoliose, doenças genéticas que afetem o desenvolvimento ósseo e muscular em todo o corpo. As imagens da coluna vertebral podem diferenciar estas causas.

Veja também

Entre em contacto:

O Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Pinto e a sua equipa estão disponíveis para responder a todas as suas perguntas e preocupações.

Agora, pode escolher entre uma consulta presencial ou por vídeo. Desfrute de um atendimento de qualidade, seguro e privado. 

Entre em contacto connosco através do formulário:

Selecione o Local:
+351 914 038 338
Hospital CUF Trindade, PortoHospital CUF AçoresTeleconsulta
geral@unidadecolunavertebral.pt

Marque a sua Consulta

Faça o seu pedido de marcação de consulta

Selecione o Local: