Estenose / canal estreito lombar
Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto, Médico Ortopedista e Especialista em Coluna Vertebral. Escolha o melhor para a sua coluna.
O que é o canal estreito ou estenose do canal vertebral?
Canal Estreito é um estreitamento do diâmetro do canal vertebral o que pode provocar compressão da medula ou do conjunto de raízes nervosas que emergem da coluna. O canal Estreito lombar ocorre mais frequentemente na região lombar.
Algumas pessoas com canal estreito podem não apresentar sintomas. Outras podem sentir dor, formigueiros, dormência e fraqueza muscular. Os sintomas podem agravar-se com o tempo.
O Canal Estreito é frequentemente causado por alterações de desgaste da coluna relacionadas com a osteoartrite. Em casos graves de estenose espinal, os médicos podem recomendar a cirurgia para criar espaço adicional para a medula espinal ou nervos.

Quais os Tipos de canal Estreito?
Os tipos de canal estreito são classificados de acordo com o local da coluna vertebral em que a condição ocorre. No Canal Estreito Cervical o estreitamento ocorre na região cervical (pescoço) e no Canal Estreito Lombar (o mais frequente) o estreitamento ocorre na zona lombar sendo esta a forma mais comum de canal estreito. O canal estreito dorsal é menos frequente e ocorre quando a compressão se origina na região intermédia da coluna.
Quais os Sintomas do canal Estreito?
O diagnóstico de um canal estreito pode ocorrer como um achado acidental desta patologia numa ressonância magnética ou TAC e alguns doentes com estas patologia podem não ter sintomas. Quando os sintomas ocorrem, muitas vezes começam gradualmente e agravam-se com o tempo.
Os sintomas variam dependendo da localização do canal estreito e quais dos nervos afetados.
No Canal Estreito Cervical os sintomas mais frequentes são:
- Dormência ou formigueiro nos membros superiores ou inferiores (braços, mãos, pernas e pés)
- Perda de força nos membros superiores e inferiores
- Dificuldade em andar andar e alterações do equilíbrio
- Dor no pescoço
- Em casos graves, alterações da função intestinal ou da bexiga (urgência urinária e incontinência)
No Canal Estreito Lombar os sintomas mais frequentes são:
- Dor e sensação de peso nas costas e nádegas
- Cansaço fácil e com caminhadas curtas, obrigando a parar frequentemente
- Adormecimento ou formigueiros nos membros inferiores (pernas e pés)
- Falta de força nos membros inferiores (pernas e pés)
- Postura do tronco inclinada para a frente
- Dificuldade em levantar-se a partir da posição de sentado, assumindo uma postura com a coluna curvada para a frente (cifose)
Quer marcar a sua Consulta Presencial?
Quais as principais Causas do Canal Lombar Estreito?
O Canal estreito surge quando ocorre a ocupação do canal vertebral por estruturas que não o deviam ocupar, tais como osso, ligamento amarelo, disco intervertebral, etc. Estas alterações surgem habitualmente por alterações degenerativas. O crescimento ósseo é frequentemente denominado como “bicos de papagaio”. A doença de Paget, uma doença óssea que normalmente afeta adultos, também pode provocar crescimento ósseo excessivo na coluna.
Hérnia discal: Os discos intervertebrais, que são almofadas macias que atuam como amortecedores entre as vértebras tendem a ficar desidratados com a idade. As fissuras no exterior de um disco podem permitir que parte do material interior macio escape e pressione a medula espinal ou as raízes nervosas, provocando estenose (aperto) dos nervos.
Ligamentos hipertrofiados (espessados): com o envelhecimento e o desgaste natural da coluna, os ligamentos que estabilizam as vértebras podem engrossar e perder elasticidade. Este espessamento, especialmente do ligamento amarelo, pode ocupar espaço dentro do canal vertebral e contribuir para a compressão dos nervos.
Deformidades da coluna: deformidades, tais como espondilolisteses ou escolioses, levam a uma alteração na normal morfologia do canal vertebral, o que propicia a estenose do seu conteúdo.
Tumores: O crescimento tumoral anormal pode formar-se no interior da medula espinal, dentro das membranas que cobrem a medula espinal ou no espaço entre a medula espinal e as vértebras.
Traumatismos da coluna vertebral: Os acidentes de automóvel e outros traumas podem causar desalinhamentos ou fraturas de uma ou mais vértebras. O osso desalinhado de uma fratura da coluna vertebral pode danificar o conteúdo do canal vertebral.


Quais os fatores de risco para o canal estreito?
A maioria das pessoas com canal estreito tem mais de 50 anos de idade. Embora alterações degenerativas possam causar o canal estreito em pessoas mais jovens, outras causas devem ser consideradas. Estas incluem trauma, deformidade congénita da coluna, como a escoliose, doenças genéticas que afetem o desenvolvimento ósseo e muscular em todo o corpo. As imagens da coluna vertebral podem diferenciar estas causas.
Veja também
Fraturas Osteoporoticas
Saiba tudo sobre Fraturas Osteoporoticas Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto,
Mielopatia Cervical
Saiba tudo sobre Mielopatia Cervical Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto,
Hérnia Discal Lombar
Saiba tudo sobre Hérnia Discal Lombar Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues
Consulta online
Teleconsulta com ortopedista especializado em coluna. Diagnóstico e avaliação online de
Espondilolistese
Saiba tudo sobre Espondilolistese Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto, Médico
Entre em contacto:
O Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Pinto e a sua equipa estão disponíveis para responder a todas as suas perguntas e preocupações.
Agora, pode escolher entre uma consulta presencial ou por vídeo. Desfrute de um atendimento de qualidade, seguro e privado.
Entre em contacto connosco através do formulário: